O jardim de inverno teve sua origem nos países frios onde as pessoas queriam ter o verde dentro de casa mesmo em meio à neve. Como a maioria das plantas não sobrevivem em baixas temperaturas, a solução foi criar um ambiente acoplado à casa, podendo ser uma varanda fechada, ou um espaço integrado em um ambiente da casa.
1 – Crie uma pequena sala (Fotos)


Este ambiente que pertence ao Hotel COQ, em Paris, traz uma pequena sala de estar em meio a um jardim de inverno. A iluminação zenital (abertura no teto) permite uma entrada de luz abundante. Aposte em vasos de plantas caso não seja possível plantá-las no solo e espalhe estrategicamente. E não se esqueça das paredes: coloque suportes para vasos menores, dentre outros objetos decorativos.
2 – E por que não uma horta? (Fotos)

As hortas são bastante afetadas pelo frio. Por que não colocá-las no jardim de inverno? Nesta casa sustentável, construída com materiais reciclados, o jardim de inverno recebeu dois tipos de plantas: no chão, várias espécies criam uma barreira entre a cozinha e o espaço. Já na estrutura elevada, as hortaliças recebem destaque e servem à cozinha com alimentos frescos e orgânicos. Caso você esteja passando pelo Canadá, é possível se hospedar nessa singela casa.
3 – Aproveite o armário antigo (Fotos)

Neste ambiente criado pela VT Woven, a dica é utilizar os móveis antigos que você já possui. O armário vintage de metal serviu de estante para as plantas, que foram colocadas em cachepots de tecido para ganhar personalidade e dar uma estética bruta e industrial. Complete o décor com vasos antigos de barro e algumas plantas espalhadas no chão.
4 – Utilize as paredes e… o piso! (Fotos)

Este pequeno jardim de inverno criado pelo arquiteto Michael Herman, para seu dúplex em Paris é um espaço inspirador e cheio de ideias. O frondoso jardim vertical surge acompanhado de um armário azul claro e de um espelho de moldura dourada, que serve como ponto de partida para a escolha da mesa e das cadeiras, cheias de arabescos, criando um espaço muito agradável para um chá da tarde. Para finalizar, diferentes cores de grama sintética tomam o lugar de alguns revestimentos hexagonais do piso. A imaginação não tem limites!
5 – Abuse das plantas pendentes (Fotos)

Dentro do Quán Café Gardenista, localizado no Vietnã, as mesas foram pensadas para proporcionar a sensação de estar em um jardim de inverno. O balcão de madeira contínuo recebe algumas plantas pendentes que trazem um visual pra lá de inspirador, ao mesmo tempo que a tonalidade da madeira aquece as cores frias no espaço. Também é possível comprar as plantas caso você queira levar um pouco dessa atmosfera para casa.
6 – Preencha o espaço embaixo da escada (Fotos)

A reforma liderada pelo escritório Casa14 Arquitetura transformou esta casa paulistana dos anos 70. Após eliminar todas as paredes, um jardim de inverno colore o living e proporciona uma integração ao jardim externo. Utilize pedras para cobrir a superfície e finalize com vegetações de folhagens abundantes.
7 – Transforme a sua sala de jantar em um jardim de inverno (Fotos)

Tudo o que você precisa é de uma área externa fechada com esquadrias de vidro, uma mesa de jantar rústica e muitos vasos de plantas! O toque industrial fica por conta da estrutura e do tampo da mesa feito de cimento. E por que não inovar colocando alguns vasos grandes sobre a mesa? O visual ficará incrível.
8 – Crie um local de vivência (Fotos)

A melhor forma de decorar um jardim de inverno é destiná-lo à vivência. Aposte em móveis com toque chic e despojado ao mesmo tempo, como nesse ambiente da Casa Vogue Experience que criam um ambiente de estar para uma boa conversa, enquanto se pode admirar o exuberante paisagismo, assinado por Alex Hanazaki.
9 – Estilo escandinavo para trazer calma (Fotos)

Se você é fã do estilo escandinavo, então pode se inspirar nessa aconchegante varanda de inverno na Cocolapine. O sofá branco recebe algumas almofadas para ganhar cor. A vegetação fica por conta dos vasos com folhagens que recebem cachepots de metal para completar o décor.
Fonte: Adaptação de texto disposto no portal:
https://casavogue.globo.com