Uma vida mais simples e, consequentemente, mais econômica só depende de cada um. É o que defende o economista Gustavo Cerbasi, autor do livro “A riqueza da vida simples” (Editora Sextante). Para ele, é possível ter uma casa sustentável sem precisar fazer grandes investimentos.
— É possível adotar práticas sustentáveis, como separar o lixo, compostar, economizar água e energia, e manter um jardim — cita ele.
Mas, lembra ele, o investimento em estruturas sustentáveis é chamado de “investimento” justamente porque permite desfrutar de recursos como água e energia de forma sustentável.
— A construção de sistemas de captação e tratamento de água e de destinação do esgoto para conversão em gás tem custo baixo e, quando dimensionada desde o projeto inicial de construção de uma casa ou edifício, pode ser considerada como parte da obra total sem um aumento significativo do valor — afirma o autor do livro.
E as crianças? É preciso inclui-las no processo, já que a educação para a sustentabilidade existe na escola, mas é pouco praticada em família.
— Envolvê-las com exemplos daquilo que veem na escola é fascinante, e são necessários poucos argumentos para convencê-los das vantagens de colaborar: fim das moscas, do cheiro de lixo, da contaminação do quintal e da calçada — lembra ele, que dá as dicas abaixo.
Minimalismo
Planeje a decoração da sua casa de modo a otimizar os móveis e utensílios. Minimalismo não é deixar de comprar, e sim adquirir aquilo que é necessário e útil.
Transferência
O que será pouco usado pode ser alugado ou emprestado, e o que você usa muito pode ser oferecido a conhecidos que usam pouco.
Luz natural
Na hora de comprar ou alugar um imóvel, priorize aqueles com boa iluminação natural e com boa insolação, que vão te ajudar a aproveitar mais a luz solar e usar menos energia elétrica, além de diminuir a frequência de pintura e de cuidados com umidade.
Energia solar
Estude a possibilidade de instalar painéis solares em sua residência. Eles exigem investimento (ou financiamento), mas a redução dos gastos com energia elétrica se paga em pouco tempo e funciona por muitos anos.
Vai e volta
Reutilize a água. A água da máquina de lavar, por exemplo, pode ser usada nos vasos sanitários e para lavar áreas externas.
Outra maneira
A água da chuva, menos contaminada, pode ser usada após passar por filtros simples e barato.
Gastos
Ao escolher a moradia, considere o efeito cascata dos gastos. Imóveis mais baratos costumam estar em vizinhanças também mais baratas, resultando em economia na padaria, no supermercado, na feira e no combustível.
Compra definitiva
Repense a compra do seu imóvel, levando em conta o que ela oferece de infraestrutura.
Condomínio
Você pode economizar na parte de lazer se o seu condomínio oferecer boas opções, ou abrir mão de condomínios caros se não tiver o hábito de usar áreas sociais.
Hortinha
Espaços para plantio de frutas e hortaliças geram economia e bons momentos com filhos e netos.

Fonte: Adaptação de texto disposto no portal http://www.metalica.com.br